quinta-feira, 9 de abril de 2009

15 anos sem Kurt Cobain, 7 sem Layne Staley

Por Guilherme Peace
Há quinze anos, no dia 8 de Abril de 1994, pela manhã, o jardineiro e eletricista da mansão dos Cobain ligou para a polícia. Ele acabara de encontrar o corpo de Kurt Donald Cobain, 27 anos, que estava desaparecido haviam dias. Morria ali, oficialmente para o mundo, um dos maiores ícones adolescentes de todos os tempos. Deixou mulher, filha e toda uma geração de fãs desolados. Era o fim de uma era musical, o início da decadência do Grunge.
Ele havia morrido três dias antes, por suicídio.
Na mesma data, mas no ano de 2002, Layne Staley cometeu suicídio por overdose de uma mistura de heroína e cocaína, conhecida como speedball. Seu corpo foi encontrado quinze dias depois, já em estado de decomposição. Parece esta ser uma data maldita para o Grunge.
Como forma de tributo aos dois cantores e compositores, farei uma breve lista com algumas músicas e shows para entender um pouco mais sobre o líder do Nirvana e o do Alice in Chains.


Para entender Kurt Cobain:
Começo com o primeiro disco do Nirvana, "Bleach", de 1989. O disco é carregado da influência que o músico tinha da banda Melvins, da qual era fã assumido.

- Blew (faixa 1 - mostra bem a crueza do som da banda no início)
- Love Buzz (faixa 5 - música da banda Schocking Blue, com uma roupagem mais agressiva do Nirvana)
- Negative Creep (faixa 7 - uma das músicas mais marcantes do Nirvana, perpetuou-se como mais sombria composição de Kurt Cobain)

Em 1991, toda a indústria musical foi abalada pelo lançamento de "Nevermind", que com a música de entrada "Smells like teen spirit", desbancou Michael Jackson do primeiro lugar das paradas em todo o mundo, sendo comparada apenas com o sucesso dos Beatles.

- Smells like teen spirit
- Polly
- Lounge Act
- Drain You
- Something in the way
Em 1993, o último álbum de estúdio com músicas inéditas do Nirvana foi lançado. In Utero não teve a mesma repercussão que Nevermind, mas mostrou como a composição de Kurt Cobain evoluiu para algo mais adulto e sombrio, mesmo com as claras influências de sua então esposa, Courtney Love.
- Serve the servants
- Heart-Shaped Box (composta, segundo as lendas, em conjunto com Courtney Love)
- Pennyroyal tea

O álbum Incesticide, lançado em 1992, foi uma compilação de b-sides do Nirvana e covers de algumas músicas que a banda vinha tocando em shows ao longo da carreira. Entre as canções, destaca-se Molly's Lips, regravação da banda The Vaselines, que Kurt gostava ao ponto de batizar sua filha com o nome da vocalista Frances.

- Dive
- Molly's Lips (Vaselines)
- Been a son
- Son of a gun (Vaselines)
- Aero Zeppelin (em homenagem ao Aerosmith e Led Zeppelin, é considerada a Stairway to Heaven do Nirvana)

Além dos 4 discos principais, foram lançados vários com lags (discos com músicas raras, inéditas e gravações não-oficiais), e o belo Unplugged MTV, gravado em Nova Iorque e considerado um dos melhores acústicos da série. Deste clássico show, ofereço:

- About a girl (em uma versão mais calma e melancólica)
- The man who sold the world (de David Bowie)
- Plateau, Oh, me, Lake of fire (dos Meat Puppets, que fizeram participações especiais no show)
- Where did you sleep last nitgh (de Leadbelly, com ênfase ao segundo verso, onde Cobain, diferentemente dos ensaios, deixa a voz rasgar, eternizando a canção como um último suspiro antes de seu suicídio em 94)

Escutando estas canções e procurando os vídeos de shows, é fácil identificar todo o peso e entender por que Kurt Cobain se tornou o que é hoje para o rock em geral.


Para entender Layne Staley:

O álbum Facelift foi lançado em 1990, antes do importante Nevermind do Nirvana, mas ainda assim ficou marcado por canções que ainda hoje embalam muitos jovens e servem de inspiração para muitas bandas. Ao contrário do Nirvana, o Alice in Chains é uma banda grunge de mais peso, com maiores influências do Heavy Metal do que o Punk da banda de Kurt Cobain.

- Man in the Box
- Love, Hate, Love

O segundo disco, Dirt, foi lançado em 1992, no auge da "Era Grunge". Este foi o disco responsável por consagrar a banda como a de mais qualidade sonora do estilo, principalmente pelos perfeitos conjuntos das vozes de Layne Staley e Jerry Cantrell.
- Them Bones
- Down in a hole
- Would?

O EP Jar of Flies, lançado em 1994, foi importante justamente por ser o primeiro disco neste formato a chegar ao topo das paradas da Billboard e, marcando presença maior que o disco em estúdio Alice in Chains, que viria em seguida, em 1995.
- Nutshell
- No Excuses


Além destes trabalhos, existem os vários não-oficiais que ambos os músicos participaram. De Kurt Cobain, foi lançado em 2005 o encantador "Sliver: the Best of the Box", com gravações raras, em voz e violão e versões antigas, até mesmo em ensaios do Nirvana. Diz-se que a própria filha de Kurt, Frances Bean Cobain, foi quem escolheu as músicas que entrariam na coletânea.



Layne participou de um projeto chamado Mad Season, em que participavam também o guitarrista Mike McCready do Pearl Jam, o baterista Barret Martin do Screaming Trees e o baixista John Baker Saunders.


Então, acompanhando a volta do Grunge na moda (do meu texto anterior), vale homenagear estes dois ícones da música "noventista", prestigiando seu trabalho primoroso. Espero que a dica tenha valido e que as canções escolhidas lhes agrade tanto quanto a mim.



Guilherme Peace

Um comentário: