segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nirvana é mesmo a melhor banda ?? Quem disse, a MTV ??

Pára !


"Quase" todas as bandas grunge tem em suas letras sentido do cotidiano, seja dos problemas, das felicidades, sonhos ou realizações. Mas são do cotidiano. Das pessoas em geral. Eu digo quase todas porque o Nirvana foge dessa regra. As letras são confusas, eles são desorganizados quanto às melodias, claro que fazem sucesso entre os adolescentes porque realmente é algo jovial, que quer expandir-se, gritar e explodir com tantos hormônios férvidos.Mas não tem como comparar Nirvana com Alice, mas nem de longe. Com Pearl Jam então, putz, aí piorou a situação !


O som, a sonoridade grunge requer algo mais que barulheira. São necessários as opiniões, os questionamentos, as indginações, a vontade de mostrar como as coisas são e como poderiam melhorar, enfim, tudo o que é próprio do jovem. A atitude acompanhada de idéias se faz necessária e isso o Pearl Jam sabe fazer muitíssimo bem, vá ouvir "Do The Evolution" (como o ser humano transforma o mundo e sobrevive através das sociedades e culturas), ou "Jeremy" (uma criança pode tornar-se um problemático indivíduo por não ter a devida atenção dos pais), ou "Even Flow" (a vida de um mendigo), ou até mesmo "Betterman" (fala sobre uma mulher que sofre nas mãos do marido e não sabe qual rumo tomar na vida)... Ufa, é música pra caramba, e que trata dos problemas mais diversos possíveis !!


Então vamos ao ponto central: Não estou dizendo aqui que a música do Nirvana seja ruim, mas com certeza é sem conteúdo, não acrescenta em nada e por tal motivo é ridículo o fato de ser tão idolatrada como se fosse a única ou a melhor banda grunge do planeta. Vamos, ponham o orguinho pra funcionar, porque alienação é tudo o que o povo não precisa.


;D Gabi - Cal Rock !

Um comentário:

  1. Realmente, nunca vi um texto mais carregado de opiniões e pré-conceitos, do que este. Além de mal escrito, não traz cunho jornalístico (se é esse nosso objetivo). Diferente de apresentar algo de modo imparcial, você trouxe sua opinião, sem o menor anseio de pesquisa e reflexão. Pearl Jam é uma ótima banda, mas não é ético usá-la para atacar outras bandas, neste caso, o Nirvana. Antes de dizer preconceituosamente que as letras são confusas e o som infantil, procure pesquisar o contexto, analisar musicalmente a complexa simplicidade das canções e entender o que está sendo dito. Este post está cheio de erros e contradições. Beijos. Guilherme Peace.

    ResponderExcluir