quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vida de Cão

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. E como poderia? Tudo o que vejo é um animal quadrúpede que anda abanando o rabo, só come e suja as calçadas? Como pode um animal tão frágil e aparentemente tão inútil ser também tão importante? Mas é. É verdade o que dizem. O cão é o melhor amigo que o ser humano poderia ter. Melhor até que o próprio ser humano. E não é difícil imaginar os porquês. O cão é o único que fica esperando ansioso para que seu “amigo” volte para casa, é o único que oferece companhia sem nada querer em troca, é o único que respeita verdadeiramente seu “amigo”, é o único que sabe receber e retribuir e o único que está sempre por perto quando precisamos.
Há muitos filmes e livros falando sobre essa verdadeira relação de amizade entre o cão e seu dono. Mas um em especial me chamou a atenção: Marley & Eu. Além de tudo, é ambos, livro e filme e relata o modo como um cão é visto na família, sendo como verdadeiro membro. Para quem ainda não leu ou ainda não assistiu, que o faça assim que puder. Quem conhece e sabe que um cão é insubstituível, entenderá perfeitamente a mensagem transmitida na história do jornalista John Grogan. A mensagem se tornará mais interessante para quem algum dia já teve um amigo sincero e o perdeu.
Viver ao lado de um animal tão carinhoso por 13 anos foi emocionante para o jornalista que se deparou com uma nova carreira pós Marley: escritor. O livro foi lançado em outubro de 2005, nos Estados Unidos, com 304 páginas de puro amor ao cão labrador. Virou um best-seller em diversos países, inclusive no Brasil. Foi adaptado ao cinema três anos depois, dirigido por David Frankel. E nem precisa dizer que foi um sucesso de bilheteria, alcançando o 1º lugar nas bilheterias na primeira semana de exibição, mantendo essa posição na segunda semana. As emoções passadas por John podem ser captadas até mesmo pelo mais leigo na questão fidelidade animal, mas que carrega um coração humano.
Ao Marley, um cachorro tão astuto, tachado inicialmente como o pior cão do mundo, ficou uma vida feliz e que não neessita de complementos. Ele sabia que não poderia estar em lugar melhor do mundo do que no seio de uma família que tanto o amara. À familia Grogan, uma família complicada como qualquer outra e cheia de defeitas, ficou a visão de que mundo perfeito existe, nem que seja apenas aquele visto pelos melhores ou piores cães do mundo. Eles sabiam o quanto eram amados por Marley.
E sempre serão.
Bruna Sousa

4 comentários:

  1. Assisti ao filme na última sexta-feira.
    Realmente muito "bonitinho".
    Quero ler o livro agora...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O cão é sim o melhor amigo do homem!! rs
    eu li o livro e quero ver o filme...

    ResponderExcluir
  4. Li e assisti...
    Divino, engraçado, apaixonante!
    Este é um dos poucos livros que não perderam [tanto] o encanto com o filme!

    ResponderExcluir