quinta-feira, 29 de abril de 2010

Compre Bem? Acho que não!


Imagine você, na sua função praticamente imposta de consumidor, indo a um supermercado com forte campanha publicitária, o que inclui várias propagandas televisivas exibidas diariamente, que nos passam uma ideia de bem estar, conforto, tranquilidade e confiança... Agora imagine, na mesma cena, a compra de um produto que agrega, em sua grande parte, alguns representantes do reino fungi¹.
Foi o que aconteceu comigo, no dia 01/04/2010, quinta-feira, véspera de feriado. Apesar da sugestiva data não é mentira! Fui a um supermercado que fica localizado num bairro nobre de Guarulhos. Tinha a humilde pretensão de comprar alguma coisa para comer. Decidi comprar uma lata de refrigerante sabor laranja (no valor de R$ 1.39), um pacote de biscoito recheado sabor brigadeiro (no valor de R$ 0.89) e um pacote com três unidades de pães-de-frios (no valor de R$ 1.50).
Fiquei bastante contente pela compra, que me custou apenas R$ 3.78, e, ainda, me rendeu R$ 1,22 de troco. Achei sensacional, pois dispunha de pouco poder aquisitivo e, mesmo assim, de forma humilde e honesta, pude ter acesso à uma alimentação barata e "saudável".
Enfrentei uma fila de alguns poucos minutos, efetuei o pagamento, sai contente e satisfeito com a compra. Sentei-me num banquinho que fica bem localizado, daqueles que os velhinhos se sentam para jogar baralho e dominó. Abri a lata de refrigerante, dei uma baita golada. Abri o pacote com três unidades de pães-de-frios e, repleto de ideias positivas acerca do produto que acabara de adquirir, dei uma mordida certeira no danado. No entanto, senti um leve gosto de nada seguido de uma sensação de extrema consistência na massa. Quando fui conferir se realmente havia frios no pão levei um baita susto: O PÃO ESTAVA MOFADO!
Na hora fiquei possesso de raiva. Fui até o mercado a fim de resolver, de maneira civilizada, o que havia acontecido, pois não gosto de causar escândalos e dar vexame. Definitivamente “rodar a baiana” não é comigo.
Cheguei junto ao responsável pela padaria do mercado e expliquei o que havia acontecido. Tive de olhar para a cara de cullus² do responsável da padaria, como se ele estivesse me “quebrando um galho”, me fazendo alguma gentileza. Ele, fazendo uso de uma ironia empobrecida, disse que eu poderia pegar qualquer outro produto no mesmo valor ou receber meu dinheiro de volta. Como estava com fome, optei pela troca do produto, mesmo com toda a desconfiança.
Claro que isso me deixou mais revoltado do que estava. Fui tentar resolver diretamente com a gerente responsável pela loja. Ela, ao ouvir as minhas reclamações, disse:
- Olha, o senhor pode pegar a fila novamente.
Não entendi! Não precisava pegar a fila de novo, uma vez que o problema dos pães mofados nada tinha a ver comigo, era – e é – obrigação do supermercado fornecer aos consumidores produtos com qualidade! Aquilo me deixou tão “P” da vida que nem ao menos pude pensar noutra maneira de solucionar o problema. Me vi, talvez por falta de informação ou, mesmo por receio de dizer que iria ao Procon, obrigado a enfrentar a fila novamente.
Fiquei mais um bocado de tempo na fila – mais tempo que da primeira vez. Saí todo “emputecido” do supermercado já com a certeza que nunca mais comprar ali.
Ainda não sei se fiz a coisa certa. Talvez devesse ter “rodado a baiana”, assim talvez valesse de alguma coisa a minha denúncia. Mas não, decidi, talvez por vergonha de parecer “vulgar”, me omitir e pegar a fila de novo.

1. Reino dos fungos; os fungos são eucariontes heterótrofos e incorporam seus alimentos por absorção. Em sua maioria são multicelulares, mas existem unicelulares, como as leveduras. LAURENCE, J. Biologia: Ensino Médio. Vol. Único. São Paulo: Nova Geração, 2005. p. 272.

2. Cullus. 1. ânus, bunda (uma palavra vulgar para nádegas).


Por Gilmar Ribeiro (piu!).
*Não revisado.

6 comentários:

  1. Só um momento por gentileza senhor que estou encaminhando a sua reclamação para o setor responsável... prazo máximo de até 5 dias..hehehehe (ainda vou sair dessa vida)

    E complicado, mas como você está no seu direito tem mais é que reclamar mesmo, se necessario, "rodando a baiana" rsrs.

    Abçs!!!

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  2. Olá Gilmar, sou do Grupo Pão de Açúcar. Nós temos um grande interesse em apurar e tratar sua insatisfação com relação ao produto, e para isso, disponibilizamos a Casa do Cliente, seu canal de Relacionamento conosco.

    Tomamos a liberdade de pedir a oportunidade de esclarecer a questão e com isso, tomar as medidas corretivas cabíveis sobre o assunto, para tanto, solicitamos a gentileza de nos informar seu email para entrarmos em contato ou se preferir, envie sua mensagem para casadoclientegpa@grupopaodeacucar.com.br

    Obrigada pela atenção!

    Casa do Cliente

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  3. Epa!!! Que coisa é essa meu filho!!!
    Pão mofado, ninguém merece!!!
    O mínimo que os responsáveis do Supermercado deveriam fazer é tratá-lo como um rei e não parar de lhe pedir desculpas (o que o Grupo Pão de Açúcar resolveu fazer aparentemente agora), mas o problema não está só no erro terrível de ter um produto que possa causar uma embolia levando alguém à morte, é também o fato de o ser humano esquecer que somos todos iguais em nossos direitos e deveres, ou seja, as pessoas que te trataram mal se esqueceram naquele momento que podem passar pelo mesmo problema que você passou e não se colocaram em seu lugar, se todos começarem a ter uma atitude de empatia como essa que acabo de citar, com certeza as coisas vão mudar aos poucos e poderemos partir para uma convivência mais harmoniosa e saudável neste mundo que nos alimenta...

    Marcio Andrade(Rob Naveya).

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  4. Olá futuros jornalistas! Legal a iniciativa do blog de vcs. Sou jornalista tbm, não tão jovem qto vcs, mas escrevendo minhas linhas. Visitem meu blog: http://namanhadogato.blogspot.com/

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  5. Oi Silvia.
    Que bom que você gostou!
    Volte sempre... e seu blog também é muito interessante!

    Gilmar, caro amigo... espero que essa Casa do Cliente, que já entrou em contato com você, resolva o problema da conservação dos produtos da unidade de Guarulhos, assim como o [mal] atendimento ofertado pelos seus funcionários.

    [E você, sempre escrevendo fatos do cotidiano de maneira lúdica e séria ao mesmo tempo, diria até poética! Bom texto!]

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  6. Uma ótima maneira de retratar um fato... de maneira lúdica e séria, como disse a Bruu acima!

    Parabéns

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