quinta-feira, 24 de junho de 2010

O teatro como complemento na vida profissional

>>> por Danilo Moreira

Sábado, dia 19 de junho, foi a apresentação lá na faculdade do grupo de teatro em que faço parte, o Grupo Carapuça.

Graças a Deus, foi uma ótima apresentação.

A experiência de integrar um grupo de teatro é algo fascinante. Geralmente quem entra num grupo tem uma afinidade com essa arte, mas ao ver os exercícios e os desafios de conciliar tempo, percebe que teatro não é somente a arte da interpretação.

Não é a toa que cada vez mais especialistas recomendam o curso de teatro para pessoas tímidas ou que possuem dificuldades de relacionamentos com as pessoas. E o que mais chama a atenção: vem sendo recomendado como um complemento profissional, principalmente para quem trabalha com Comunicação, ou mesmo que para pessoas que trabalham em outras áreas.

O teatro estimula nossos movimentos. Devemos ter domínio do palco, passar a mensagem com o máximo possível de clareza, e o curioso que não é somente com o mexer dos lábios, mas com todo o corpo. O corpo faz parte da comunicação. Quem dá palestras, por exemplo, precisa ter esse domínio do espaço, assim ela se torna mais dinâmica, demonstrando maior domínio sobre o assunto.

Outra vantagem do teatro e a capacidade do controle. Controle de nossas emoções, viabilizar sentimentos para o caminho certo, saber provocar emoções nas outras pessoas. Em quantos momentos da nossa, vida, especialmente quando queremos ser ouvidos, temos que ter essa habilidade tanto para reprimir sentimentos de medo, ansiedade, quanto de tocar no coração das pessoas, como por exemplo, para chamar a atenção para uma causa social?

Teatro também é esforço físico. Me lembro das primeiras aulas em que, fora de forma como estou, saía literalmente quebrado e cheio de dores nas articulações. Mas com o tempo e os exercícios de alongamento, isso foi parando. Exercícios de alongamento são cada vez mais aplicados nas empresas (especialmente de telemarketing, onde se trabalha mais de seis horas sentado, e dependendo do local, são obrigados a ficarem na mesma posição), além de proporcionar melhor qualidade de vida as pessoas, boa parte cada vez mais sedentárias.

Teatro também é dicção. Falar bem, articular bem as vogais e as consoantes, mexer bem os lábios, ter calma, não falar para dentro, passar verdades pela entonação, quem não precisa, por exemplo, numa entrevista de emprego, dessas qualidades?

Teatro também é administração de tempo e disciplina. Alguém que falta ou se atrasa (tudo bem, eu assumo que também já cometi esse erro) nos ensaios já traz um prejuízo enorme para si mesmo e para o grupo, atrasando o processo de memorização do roteiro. A concentração também é muito importante. Para que as coisas fluam, de uma forma ou outra, você vai ter que ser mais disciplinado e mais concentrado. Disciplina é regra para qualquer tipo de profissão.

Teatro não é um trabalho solitário, mas sim, em equipe. Mesmo que seja um monólogo, mas mesmo que seja para apertar aquele detalhe difícil da roupa, sempre precisaremos de alguém para nos ajudar e vice-versa. No nosso caso, a apresentação teve vários contos populares, e no intervalo deles, pessoas contavam várias lendas. Tudo precisou de uma combinação de seqüências, e uma pessoa que faltasse já era um problema e tanto. Quase tudo que fizermos em nossa vida profissional, pode ter certeza, precisará em algum momento de um trabalho em equipe.

E por fim, teatro é arte, uma arte que deve ser respeitada. No Brasil, mesmo tendo centenas de grupos de teatro que seja num palco fechado ou na rua exibem seus talentos, a arte do teatro não é tratada com a devida seriedade que ela merece. Seriedade, no sentido de que ela não é apenas um hobbie, um entretenimento destinado a pessoas que não são tímidas ou que já tem dom para isso, mas como uma atividade que pode enriquecer e muito uma pessoa, fazendo-a desenvolver várias habilidades. E quer algo melhor para nossa auto-estima do que descobrir e desenvolver em nós habilidades que nunca imaginamos ter?

Esse texto é apenas um pincelado de um ainda amador, mas apaixonado pela arte do teatro, um arte que acredito abrir portas, salvar caminhos, e dar uma luz a pessoas cuja sociedade e as rotinas diariamente fazem questão de tentar apagá-la de dentro de todas elas.

FOTO: http://margaretebarbosa.files.wordpress.com/2010/01/teatro1.jpg


2 comentários:

  1. Brilhante apresentação de Teatro... imaginei que fosse boa, mas não pensei que fosse tão impressionante!
    Acompanhei de longe aqueles duros ensaios de sábado e me surpreendi com o bom desempenho de vcs!
    O teatro realmente auxilia em muitas coisas na vida de uma pessoa!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, teatro é tudo isso?!

    Tô brincando... Bom, eu também sou um apaixonado pelos palcos. Não como ator, feito você, mas como espectador. É sagrado. Pelo menos uma vez por mês, me permito esse luxo. O teatro é um lugar sagrado e onde um ator é verdadeiramente um ator.

    Grande texto, Danilão!

    Abraço!

    ResponderExcluir