quarta-feira, 14 de abril de 2010

A DESCONHECIDA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO



***O modo frio de manter relações com as pessoas através da tecnologia está se expandindo***

Foi-se o tempo em que a garotada preferia reunir-se em calçadas e praças. Atualmente o único lugar que parece agradar os jovens é o shopping center, que reúne em um único ambiente cinema, praça de alimentação equipada com as melhores lanchonetes, lojas de grifes famosas, games, CD's, acessórios, e uma infinita oferta de produtos que a cada dia cresce mais. Andar por praças e parques? Não nas grandes cidades como São Paulo. Não existe mais aquele contato pessoal entre as pessoas. A internet, os celulares, a mobilidade, ao invés de diminuir a distância, separa ainda mais, mantendo pessoas tão perto de modo tão frio. Duas pessoas, mesmo com uma curta distância, se comunicam pela internet ou pelo telefone, e é mais fácil a interação com pessoas que nem se conhecem do que com aquelas tão próximas de nós.

Ao assistirmos filmes e séries antigos vemos as diferenças entre as sociedades. Como exemplo temos a série de TV norte-americana Anos Incríveis, em que Kevin Arnold (Fred Savage) compartilha com os telespectadores sua infância, transmitindo seus medos, conquistas e a maneira de viver da época, uma maneira simples, sem tecnologia sempre presente, sem o perigo constante nas ruas, a harmonia com a família, que mesmo sendo tão diferentes um do outro, estavam sempre unidos. Não era preciso muito para fazê-los felizes. Para ilustrar a sociedade atual temos o filme Mensagem Pra Você, em que Joe Fox (Tom Hanks) e Kathleen Kelly (Meg Ryan) se apaixonam pela internet sem nem saberem que estão tão próximos, ou mesmo o já clássico entre os jovens dos anos 90 As Patricinhas de Beverly Hills, em que Cher Horowitz (Alicia Silvestone) conversa com suas amigas pelo celular, mesmo estando elas ao seu lado.

A 'sociedade do conhecimento', como é denominada a época atual, vive suas falhas. Para ter a denominação que tem, falta simplesmente o conhecimento. De que adianta conhecer pessoas do outro lado do mundo se mal conhece o próprio irmão? A comunicação que dizem estar se expandindo, está apenas se propagando para longe de nossas realidades. O mundo está ficando frio. Antes, todos se conheciam, todos se cumprimentavam e se respeitavam. Hoje não se sabe nem o nome do vizinho. É mais fácil ter o 'amigo virtual', o 'romance virtual ' , mantendo relacionamentos frios, sem emoção. Pessoas que marcam casamento sem se conhecerem pessoalmente, que juram amor eterno sem nem saber quem de fato é a pessoa do outro lado da tela/telefone. O mundo está em constante transformação.





By Bruna Sousa

(Trabalho de CG - 27/11/09)


Um comentário:

  1. Eu ainda frequento a pracinha de Itanhaém rsrs
    Mas falando sério, nada me irrita mais do que Shopping Centers e essa mania de querer resolver tudo por telefone... Sou muito mais o convívio pessoal...mente!

    ResponderExcluir