terça-feira, 23 de junho de 2009

A farra do boi na Amazônia

A indústria da pecuária é o maior vetor de desmatamento no mundo inteiro!!!


A indústria da pecuária na Amazônia é responsável por um em cada oito hectares desmatados no mundo. Os esforços para a reduzir as emissões de gases poluentes e para frear o desmatamento estão incluindo uma série de mudanças ligadas à esse setor.

A Amazônia apresenta a maior média anual de desmatamento do que qualquer outro lugar do mundo. A indústria da pecuária na Amazônia brasileira é responsável por 14% do desmatamento global anual.

De acordo com o próprio governo brasileiro: ‘A pecuária é responsável por cerca de 80% de todo o desmatamento’ na região Amazônica. Nos anos recentes, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônia é convertido em pasto.

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo e é o maior exportador mundial de carne. O governo brasileiro planeja dobrar a participação no comércio global de carne até 2018.

Até 2018, o governo pretende que o Brasil forneça quase duas de cada três toneladas de carne comercializada internacionalmente. O governo brasileiro é sócio da destruição!!!

O Brasil se apresenta como líder mundial no combate ao desmatamento. Na conferência de clima realizada na Polônia, em 2008, o governo brasileiro anunciou seu Plano Nacional de Mudanças Climáticas, incluindo o compromisso de reduzir em 72% a taxa de desmatamento até 2018. Dá para entender???

As florestas mantêm sistemas ecológicos essenciais para a manutenção da vida. A sobrevivência cultural de muitas comunidades indígenas depende de suas florestas. Também tem um papel fundamental na preservação da biodiversidade, pois quase metade das espécies terrestres de fauna e flora é encontrada na Amazônia.

A esperança ainda existe!!!

Podemos perceber que as mudanças estão começando a surgir. Grandes supermercados como Carrefour, Wal Marte, Pão de Açúcar e Marfrig já anunciaram que não vão mais comprar carnes que venham de áreas de desmatamento na Amazônia.

E nós podemos ainda mais!!! O Brasil precisa adotar imediatamente um programa nacional de combate ao desmatamento na Amazônia.
Para proteger e desenvolver a região amazônica, é preciso encontrar soluções ecológica e economicamente viáveis, que ofereçam prosperidade às populações da floresta e segurança ao meio ambiente.

Seja um consumidor responsável: Consuma produtos que você relmente saiba de onde vem e como chegou até você. Exija explicações sobre o que você está consumindo. Se tiver duvidas quanto o seu percurso, não compre. Faça-se ser respeitado agindo de maneira ecológica e socialmente correta. Não só nós ganhamos com essas atitudes, mas sim todo o mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário