sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morre Micheal Jackson. Tudo mudando...


(por Guilherme Peace)

Ontem, dia 25 de Junho de 2009, morreu Michael Jackson, devido a complicações causadas por um ataque cardíaco que o cantor sofreu pela manhã.

O cantor, que completaria 51 anos em Agosto deste ano, deixa três filhos e uma legião de fãs, formada em pelo menos três gerações. Ingressos vendidos para sua turnê com mais de cinquenta shows em Londres estão sendo reembolsados. A família ainda não divulgou nenhuma informação sobre o velório, e autoridades investigam a possibilidade do ataque cardíaco ter sido causado por uso de drogas ou remédios controlados.

É em uma hora como esta que me sinto envelhecido. Ora, qualquer um nascido nos anos 1980, que teve a maior parte de sua infância vivida na primeira metade dos anos 1990, sabe do que estou falando. Os ícones de nossa época estão caindo, um a um. As coisas estão mudando, e a "geração 2000" não entenderia o que isso significa para nós.

Minhas manhãs eram preenchidas pela Vovó Mafalda, a velhinha simpática com um sapato na cabeça, que demorei anos para descobrir que era, na verdade, um homem. Quando morreu, parte do brilho da minha infância foi junto. Mara Maravilha, com seu programa também matinal, sempre me encantou. Hoje é evangélica, e não se tem notícias suas há muito tempo. Vera Verão (Jorge Lafond), me fazia rir muito n'A Praça é Nossa.

Programas saíram do ar, como a TV Colosso, Castelo Ratimbum, desenhos como "Caverna do Dragão" e "Doug", X-Tudo, Eliana dos Dedinhos passou a ser somente Eliana, Angélica agora apresenta o Vídeo Show, a Xuxa não mudou nada.

Na música, éramos embalados por Alexia ("Uh, la la la, I love You baby..."), os Hanson, com sua MMMBop, Shakira ("Estoy aqui, querendo-te..."), Spice Girls, BackStreet Boys... Ou seja, até a música ruim era melhor. Além disso, crescemos juntos com Sandy e Júnior, e me assusto ao ver os dois separados, a Sandy casada!!!

Dá pra acreditar que tem crianças que nunca viram os Mamonas Assassinas (mesmo que o conteúdo de suas músicas nunca tenha sido tão "didático")?

E acima de tudo isso, sempre presente, desde quando nascemos, estava Michael Jackson. Sua dancinha (moonwalk), suas músicas, trejeitos, "Thriller", sua visita ao Rio, usando máscara... Tudo sempre tão presente por toda a nossa infância. Apesar de toda a confusão gerada pelas acusações de abuso de crianças, das polêmicas sobre sua mudança de aparência, e todas as críticas pesadas em cima do cantor, não dá pra negar que ele foi, e sempre será o Rei do Pop.

Só espero que o Silvio Santos não morra tão rápido, nem o Marcelo Tas, nem o Didi. A Xuxa pode.

Um comentário:

  1. Ah, fala sério!!!
    Milhares de pessoas morrem todos os dias!!!
    Mas, se tratando de um artista, quando vivo a mídia faz de tudo para lucra com ele: mente, manipula, critica, elogia, coloca-o lá em cima, coloca-o lá em baixo, dependendo do que convém no momento. E até quando o cidadão morre, ela dá um jeitinho de, ainda, ganhar em cima dele.
    Nem morto a mídia perdoa!!!

    E sim, tudo está mudando!!!
    Se ele deixa de dar lucro, quando não morre, é tirado do ar!!!


    (Oh vida!!!)

    ResponderExcluir