sexta-feira, 23 de julho de 2010

O "portuga" nosso de cada dia...


Neste sábado dia 17, tive o prazer de conhecer o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.

Inaugurado em 20 de março de 2006, o museu faz parte o projeto de restauração do prédio da Estação da Luz, um marco arquitetônico da história da cidade no início do século XX. O museu veio com a proposta de trazer aos visitantes toda a riqueza, a história, as raízes, a diversidade e a beleza da língua portuguesa, falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para quem chega à Estação da Luz precisa ir até o final da sua extensão, local onde fica a entrada do museu. Logo na bilheteria você já recebe um aviso da próxima sessão de um vídeo de introdução sobre a origem da língua falada, que eles exibem em um auditório localizado no terceiro andar. Logo depois desse vídeo, um funcionário convida os visitantes a entrarem na chamada Praça da Língua, embarcando numa experiência visual e auditiva bem diferente.

Exposição "Menas"
Realmente a tecnologia de ponta utilizada nas exposições impressiona. No primeiro andar, parte onde ficam as exposições temporárias, estava sendo realizada a exposição “Menas: o certo do errado, o errado do certo”, que se encerrou no dia 18. Ela discutia os erros mais comuns na língua portuguesa através de vários painéis curiosos, além de refletir sobre a utilização da norma culta e a das expressões populares. Interessante foi alguns versos escritos em objetos antigos, dando a entender, ao meu ver, que era uma alusão ao arcaico, ao vocabulário antigo que se modifica. Há também pequenas telas onde o visitante participa de um jogo interativo.

No segundo andar existe a chamada Grande Galeria. Trata-se de uma enorme tela com 106 metros de extensão e 38 projetores que exibem vídeos relacionando o português com a história, o cotidiano e a cultura do brasileiro. É considerada, segundo o Wikipedia, a maior tela de projeção do mundo. Em outro canto, uma linha do tempo diferente, contando desde as origens da língua portuguesa até os dias de hoje. Há também o Beco das Palavras, uma sala onde você pode se interage com as palavras soltas. Ainda no mesmo andar, um espaço exclusivo contando sobre a história e o processo de restauração do Prédio da Estação da Luz.

Ambiente tranqüilo, acessível ao bolso, localizado próximo ao trêm e ao metrô, o Museu da Língua Portuguesa é um local que vale a pena conhecer. São 4.333,62 m2 distribuídos em três andares repletos de palavras soltas, versos, cantigas, imagens e muita tecnologia de ponta para você conhecer e se interagir com a nossa língua portuguesa.

Endereço: Estação da Luz – Praça da Luz, s/nº - Centro – São Paulo – SP
Horário: de terça a domingo, das 10 às 18h
Ingressos: 6,00 (estudantes pagam meia e professores da rede pública, crianças até 10 anos e idosos acima dos 60 anos não pagam). Aos sábados, a entrada é gratuita.

Pois bem, essa é a dica cultural que eu queria passar à você, leitor.
Tenha um ótimo final de semana!
Até mais!

Danilo Moreira

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_L%C3%ADngua_Portuguesa
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/


FOTO: 
Arquivo pessoal

2 comentários:

  1. Danilo Moreira, alguém que sempre mescla suas brilhantes ideias com informações de extrema pertinência, como, por exemplo, assuntos culturais.
    Ótimo post, Danilo.
    Parabéns.

    Gilmar Ribeiro (piu).
    @gilmarrpiu

    ResponderExcluir
  2. Visitei o Museu pela primeira vez ano passado, para uma matéria de trabalho em Técnicas de Repostagem, com o mestre Zamagna.

    Acabei perdendo o arquivo digitado, mas felizmente guardei para mim uma cópia impressa da matéria. Assim que possível digitarei e postarei talvez em meu blog pessoal, mas, basicamente, o que eu disse no meu texto, que escrevi em conjunto com a Priscila Elen, são informações que você, meu caro Jornalista, escreveu neste agradável texto.

    Escrevi algumas informações a mais, baseada na história da fundação do Museu, mas fico contente em saber que não apenas eu e Priscila tivemos a oportunidade de nos deliciar com a visitação a um dos melhores projetos, à meu ver, sobre a cultura brasileira.

    Ótimo texto, como sempre!

    ResponderExcluir