sexta-feira, 28 de maio de 2010

De 'cara nova'

O jornal Folha de São Paulo reformulou a parte gráfica para deixá-lo mais legível e incisivo, com mudanças na diagramação (agora as fotos estão maiores) e na fonte das letras. Outras alterações foram feitas também no editorial, como a contratação de 29 colunistas, de diversas áreas do mercado, nos nomes dos cadernos, mais valorização de análises, entre outras.

O objetivo do Jornal é tornar os assuntos por ele abordado mais acessíveis, mais analíticos e mais apurados. O Jornal impresso carecia de mudanças como essas. Lendo as matérias publicadas nesse novo formado, pude perceber que essas mudanças ajudaram muito, tanto na leiturabilidade, quanto na compreensão dos assuntos. Uma matéria do caderno de ciências, por exemplo, que antes tinha que ser lida umas duas vezes, agora já consigo compreender na primeira.

Não posso afirmar que isso é o bastante para melhorar a imagem que muitas pessoas têm do jornalismo impresso, como 'chato' e 'difícil', mas já é um bom começo para melhorá-lo.

A Folha on-line mudou de nome. Agora é Folha.com, também com diagramação renovada, onde novos desenhos e seções foram concebidos para facilitar a navegação.

Uma das mudanças que mais apreciei é que, de acordo com a nova proposta, o Jornal está mais “social”. Não sei ao certo se sim, mas tive a impressão de que com essas mudanças, as pessoas poderão se interessar mais pelas notícias e assuntos abordados, desde políticos, como científicos.

Pode ingenuidade, ou otimismo elevado, mas compreendo que o que faz as pessoas perderem o interesse por determinado assunto, é a complexidade com que ele é tratado. Afinal, ninguém gosta de ler algum texto e, ao final, ficar com cara de interrogação. Se as matérias passarem a ser 'acessivas', com certeza haverá mais publico para elas.

Outro ponto que e chamou atenção foi o enfoque do caderno 'Poder', que substitui o 'Brasil'. O Caderno cobre assuntos relacionados à política, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, movimentos sociais, religião, organizações da sociedade, enfim, tudo o que se refere à disputa pelo poder. A proposta do Jornal é analisar o comportamento dessas entidades. As mudanças ainda incluem novo enfoque para cobrir as eleições presidenciais deste ano. Não sei se essa notícia é muito boa...

Segundo Vera Magalhães, editora do Caderno, a cobertura será voltada para análise dos discursos dos candidatos, esmiuçando propostas e verificando sua viabilidade e haverá menos espaços para reprodução das declarações dos candidatos. Certo, mas aí entra a crítica: a imprensa muitas vezes age de acordo com interesses particulares. Será que essa análise será a mais próxima da realidade dos discursos, ou será moldada pelos interesses privados?

Bom, o que podemos fazer é ficar atento para não ser manipulados pelas opiniões previamente formuladas. Manter-se informado é imprescindível para que possamos gerar mudanças necessárias para o desenvolvimento da sociedade, mas as informações devem ter qualidade, veracidade e clareza e não apenas um 'visual legal', ou uma leitura agradável.

Por Raquel Freire

Um comentário:

  1. O novo formato tanto do site como do impresso está bem melhor!

    ResponderExcluir