domingo, 23 de maio de 2010

Pac-Man 30 anos: Google comemora com versão especial em página

Danilo Moreira


Quem abriu o Google nesta sexta-feira, dia 21, certamente já se deparou com uma surpresa: em comemoração aos 30 anos do Pac-Man, um logotipo interativo com elementos do jogo.

Pac-Man é um ícone dos anos 1980. Quem tem mais de 25 anos deve com certeza já ter jogado ou pelo menos ter ouvido falar dele. E ele até hoje é uma referência para criação de jogos ou como inspiração para outras áreas como na moda, por exemplo.

O jogo foi criado pelo japonês Toru Iwatani em 1979, e lançado nas casas de fliperama do Japão e nos EUA no dia 22 de maio de 1980 pela empresa de videogames Namco. Também fez parte da linha de jogos do Atari 2600. Logo, se tornaria uma febre mundial. A função do jogo é muito simples: Pac, uma carinha estilo smiley (uma famosa iconografia americana) precisa comer frutinhas e pastilhas enquanto foge de vários fantasmas (Blinky, Pinky, Inky e Clyde) por meio de um labirinto. Se um fantasma a pega, ele morre, sendo necessário recomeçar o jogo. Pac também conta com pontos de energia, que quando são pegos, os fantasmas ficam com medo, podendo também serem devorados.

Pac-Man faz parte da linha de jogos clássicos dos anos 1980 e 90, assim como Sonic, Street Fighter, Mario Bros, Prince Of Pérsia, entre outros, que até hoje ainda são aclamados por milhões de jogadores, mesmo em tempos de PlayStation e jogos com gráficos e outros recursos fantásticos, como em Counter Strike, God of The War e GTA.

Pac-Man já apareceu fora dos videogames. No Japão, jovens pintaram suas unhas com os gráficos do jogo, além de em várias partes do mundo existirem camisetas e outros acessórios com os personagens. Também são encontrados taças e relógios feitos especialmente para a comemoração. Ainda hoje é possível jogá-lo em fliperamas, que mesmo já raros, são possíveis de serem encontrados em algumas casas de jogos, além de baladas especializadas em cultura trash.

No Google, o botão “Estou com sorte” foi substituído pelo botão "Insert Coin" (mensagem que aparecia na tela dos fliperamas, algo como “insira moedas”), e clicando nele o usuário pode jogar à vontade através de um labirinto cujo centro é o logotipo do Google.

Fico feliz em saber que, mesmo num tempo onde as coisas se tornam obsoletas e descartáveis cada vez mais depressa, existam relíquias como essas que conseguem ainda despertar a curiosidade de milhões de pessoas, além de remeter às gerações dos anos 1980 sentimentos de nostalgia, de um tempo que não volta mais, assim como as crianças e adolescentes que já foram algum dia.

O jogo entrou na página do Google nesta sexta-feira dia 21, e ficará no ar por cerca de 48 horas, e com 256 níveis de dificuldade para quem quiser zerar o joguinho (tarefa difícil!).

Curiosidades:

- segundo o site Do Lado de Fora da Caixa, a ideia do jogo surgiu num jantar entre amigos, quando o criador recebeu uma pizza que veio faltando um pedaço.

- segundo o mesmo site, o nome inicial do jogo era Puck-Man, mas seu nome foi alterado para evitar trocadilhos na língua inglesa, por se assemelhar a um palavrão.

FONTES:

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/google-celebra-30-anos-do-pac-man-e-inclui-o-jogo-na-pagina-de-buscas-20100521.html
http://under-linux.org/content/google-comemora-30-anos-de-pacman-978/
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/pac-man-faz-30-anos-e-se-torna-referencia-de-uma-geracao.html
http://doladodeforadacaixa.com.br/archives/862
http://mtv.uol.com.br/hardgamer/blog/cl%C3%A1ssico-pac-man-completa-30-anos-e-ganha-jogo-online





3 comentários:

  1. Oie.

    Achei o blog de vc's por acaso. rs =D

    Eu adoro pac-man foi muito divertida essa surpresa do google. Não é àtoa que eles são que são hoje.

    Só duas dicas:

    Essas cores em tom de sérpia e marrom são um tanto deprê, para "futuros jornalistas", acho que não combina com gente jovem.

    E cada post tem uma tipografia diferente, isso é meio irritante....e desanima o leitor a ler os demais textos.

    :) são apenas umas "criticas construtivas" não me levem a mal.

    Boa sorte!

    Niemi.

    ResponderExcluir
  2. Danilo... Adorei essa 'reportagem'... eu mesma visualizei a Google na sexta e não pude identificar o motivo da comemoração (não sou muito fã dos jogos e mesmo pq nasci dez anos depois *-*). Enfim, muito bom saber que meu colega é um asturo jornalista que tem um futuro brilhante pela frente. Sucesso, Danilo!

    Niemi, tentamos nos aproximar ao máximo do laranja, que é uma cor que lembra comunicação, informação [e é a matéria-prima de nossa futura profissão], mas é claro, estamos em construção para melhorias tanto no blog quanto em nossaa vidas como Futuros Jornalistas e críticas como a sua são importantes para esse aprendizado. Quanto à tipografia... é, corcordo com você... tentaremos entrar em acordo para padronizar. Obrigada,

    Bruna.

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro, eu lembro... não era nascido, mas me lembro
    rsrs

    Saudades do tempo que a tecnologia se resumia em coisas do tipo Pac-Man

    ResponderExcluir