domingo, 2 de maio de 2010

Virada Cultural 2010


Olá leitor!

Vou iniciando a minha participação neste blog já com uma dica cultural.

Que tal passar 24 horas de um fim de semana respirando cultura?

Criada em 2005 pela prefeitura de São Paulo, a Virada Cultural é um misto de atrações que trazem música, exposições, danças, teatro, cinema e variadas manifestações culturais para todos os gostos, estilos e idades. Somente no 5º evento, realizado nos dias 02 e 03 de maio de 2009, mais de 4 milhões de pessoas compareceram. Entre as atrações musicais, estavam Maria Rita, CPM 22, Wando, Velhas Virgens e um tributo a Raul Seixas.

Nesse ano, na sua 6º edição, serão mais de 700 atrações por toda a cidade. Entre os nomes, Titãs, Sidney Magal, Luis Caldas, Pitty, Zélia Duncan, CPM 22 (interpretando Ramones), Raimundos (com Tico Santa Cruz no vocal), atrações internacionais como a banda americana Living Color, Double You, Big Brother & the Holding Co. (banda que acompanhou Janis Joplin nos anos 1960) e The Temptations (do sucesso “My Girl”), entre outras.

Há também atrações curiosas, como uma discussão sobre a body art na Galeria Olido, um painel luminoso no Viaduto Santa Ifigênia mostrando o calor do corpo da multidão e uma partida de futebol aérea no Ed. Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo. No auditório do Ibirapuera, uma roda de choro. Na Cinemateca (na Vila Mariana), destaque para a exibição de “Michael Jackson - This Is It” (Kenny Ortega) e “Tim Maia” (Flávio R. Tambellini). Além disso, haverá uma homenagem aos 100 anos de Adoniran Barbosa (como o Histórias da Maloca) feita dentro de trens da CPTM que farão uma viagem da Estação da Luz ao Brás, tradicionais bairros de São Paulo.

Essa 6º edição contou com o maior orçamento desde a criação do evento, um investimento, segundo o prefeito Gilberto Kassab, de cerca de 8 milhões de reais, 3 milhões a mais do que o investido ano passado. Dessa vez haverá algumas mudanças na estrutura, como, por exemplo, o aumento no número de palcos e no espaço entre deles, para evitar a aglomeração tão criticada no evento do ano passado. Outras medidas como a coleta de lixo (outro alvo de críticas), e segurança também serão reforçadas.

A Virada Cultural começará suas atrações no sábado, dia 15 de maio, às 18 horas, e se encerrará no domingo, dia 16, às 18 horas. Já é considerado um dos principais eventos paulistanos, que reúne gente de todas as regiões da cidade e de outros lugares do país, independente de cor, raça, sexo, ou classe social, além de reunir e promover cultura para todos os gostos.

Para saber a programação completa, clique aqui .

Tenha uma ótima semana!

Por Danilo Moreira


Fontes: :
- http://www.infomaroto.com/blog/virada-cultural-2010/
- http://www.antena1.com.br/news.php?recid=2905
- http://www.obaoba.com.br/brasil/magazine/virada-cultural-2010-acontece-nos-dias-15-e-16-de-maio
- http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/virada-cultural-2010-
programacao-conta-com-living-colour-buena-vista-social-club-e-abba-the-show/

Foto:
- http://timbrenoisemga.blogspot.com/2009/08/virada-cultural-paulista-2010-e.html


2 comentários:

  1. Valeu Danilo!!!
    Vamos combinar com a sala e ver se há possibilidade de irmos juntos ao evento, sugiro que agente vá pra se divertir e quem sabe comentar depois sobre o evento no blog...

    Parabéns pela dica e principalmente pela divulgação das fontes!!!

    Márcio Andrade(Rob Naveya).

    ResponderExcluir
  2. Esse é Danilo Moreira, sempre antenado no cenário cultural, seja este contemporâneo ou dos 80’; nunca vi ninguém saber de tanta coisa igual a esse rapaz!
    Já consigo ver um grande jornalista cultural/literário.
    Droga, ele escreve melhor que eu.
    #Invejadobem.
    Abraço.

    ResponderExcluir